Fundação Leal Rios

News!


Sobre
Exposições
Eventos
Contactos

Sobre a Fundação Leal Rios

Sobre  \  Exposições  \  Eventos  \  Contactos

   Sobre a Fundação Leal Rios

News!

A FLR - Fundação Leal Rios é uma instituição portuguesa de direito privado que tem como objetivos primordiais a divulgação, manutenção, preservação e promoção das obras e artistas representados na coleção de arte contemporânea, iniciada pelos irmãos Manuel e Miguel Leal Rios em 2002, tendo Miguel Leal Rios assumido o papel de curador e diretor da instituição a partir de 2012, data da sua fundação. Localizada em Lisboa, numa antiga oficina automóvel, especificamente recuperada e adaptada para o efeito, pelo Arq. Alexandre Marques Pereira, a coleção da Fundação Leal Rios está acessível ao público através da realização de exposições temporárias, eventos e o desenvolvimento de actividades complementares, como sejam workshops e talks, por forma a contribuir para um melhor entendimento e conhecimento da arte, nacional e internacional.

Entre os muitos artistas portugueses representados na coleção podemos encontrar um importante núcleo de Helena Almeida (n. 1934), pioneira na arte fotográfica e conceptual portuguesa, mas também outros autores como Lourdes Castro (n. 1930) fundadora do Grupo KWY em Paris, e cuja obra mais reconhecível são os trabalhos a partir de sombras e silhuetas; Julião Sarmento (n. 1948), autor fundamental que desde a década de 70 recorre ao uso de múltiplos media com uma rara unidade visual e de pensamento; ou ainda artistas emergentes como Joana Escoval (n. 1982) e André Romão (n. 1984).

A coleção inclui também núcleos de obras importantes de artistas internacionais como Erwin Wurm (n. 1954, AT), Matt Mullican (n. 1951, US), Cristina Iglesias (n. 1956, ES), Muhau Modisakeng (n. 1986, ZA), Lawrence Weiner (n. 1942, US), Jorinde Voigt (n. 1977, DE), Joël Andrianomearisoa (n. 1977, MG), Becky Beasley (n. 1975, GB) ou Tristan Perich (n. 1982, US).

Além dos media mais convencionais como a pintura, escultura, desenho ou fotografia, a coleção é particularmente focada no vídeo, instalação e time-based-media.

Manuel Leal Rios

(Presidente)

Ana Isabel Rios

(Vice Presidente)

Miguel Rios

(Diretor \ Curador)

João Biscainho

(Curador Assistente)

Sobre  \  Exposições  \  Eventos  \  Contactos  \ 

   Passado  \  Agora  \  Futuro

Siga-nos
no

Partilhe
esta
página

Pt
\
En

ST.001\FLR